Vinha

Produção de uva para venda

O projecto da Vinha na Herdade da Torre do Frade começou a desenhar-se no início do Milénio, mais concretamente no ano 2000. Nesta altura a administração decidiu comprar 13,8 ha de direitos de vinha para plantar nas terras junto à Aldeia de Santo Aleixo no sentido Orada/Borba.

Em 2001 nasce assim a primeira parcela de vinha da casa agrícola Torre do Frade com o plantio de 13,8 ha divididos pelas seguintes castas, 6,4 ha de Aragonês, 1,8 ha de Alicante Bouchet e 5,6 ha de Trincadeira. Em 2002 plantam-se mais 10,3 Ha divididos por 7,9 ha de Aragonês e 2,4 de Syrah. Actualmente temos no total 30,72 ha de vinha, porque em 2007 plantámos 7,5 ha de vinha de uva branca, 4,5 ha de Arinto e 3 ha de Viognier. No ano de 2011 procedemos à re-enxertia de 2,4 de ha que passaram a ser de Antão Vaz aumentando assim o portfólio das castas brancas.

O racional deste investimento prendeu-se com a atractividade do preço das uvas tintas àquela data no Alentejo e também devido à necessidade de diversificar áreas de negócio sem fugir do âmbito agrícola
As uvas para venda representam cerca de 70% da capacidade produtiva, portanto nós vendemos muito mais uva do que aquela que utilizamos para a produção de vinho próprio.

Produção de vinho próprio

Passados dois anos de actividade de fornecedores de uva de qualidade, a nova geração da família começou a sonhar e apaixonar-se pela ideia de criarmos uma marca própria. Então no verão de 2003 começou-se a delinear um estudo para definir qual a melhor forma para abordar o mercado. Este estudo foi apresentado à administração.

A administração ponderou e optou por fazer um vinho com todos os pergaminhos de qualidade com a sabedoria e audácia do Eng.º Paulo Laureano utilizando para isso a excelente infra-estrutura instalada na herdade do Perdigão em Monforte conseguindo desta forma produzir um grande vinho sem correr grandes riscos ao nível dos investimentos realizados, porque o risco de implementação da marca é proporcional ao sucesso da nossa Estratégia de Marketing, sendo a uva remanescente vendida a produtores particulares da região.

E assim estipulámos um rumo para a primeira marca da casa; Um vinho com carácter próprio, com uma base de qualidade bastante sólida e para se manter o perfil, fazemos apenas uns milhares de garrafas, 7.800 na primeira colheita que foi a de 2004. A filosofia inerente e muito própria foi: – vamos fazer um grande vinho com muita qualidade e pouca quantidade, se o mercado gostar da proposta continuamos e diversificamos, se não validar a proposta, fechamos a porta e bebemo-lo nós uma vez que até temos uma família numerosa. Este foi o mote para começar, decidimos então aplicar ao vinho o ferro da casa, como sempre fizemos aos restantes bens produzidos na Torre do Frade, gado, cereais e cortiça apelidando assim o primeiro filho da nossa vinha de Torre do Frade Reserva 2004 , veja os comentários no Adegga.com».

Como é habitual cá em casa a qualidade é a premissa base para produzir seja o que for dentro do seu segmento de mercado.

Começámos então por, em conjunto com o Eng.º Paulo Laureano, idealizar o Torre do Frade Reserva 2004 na vinha onde conduzimos as cepas a produzir entre 4 e 4,5 toneladas por hectare garantindo assim concentração e estrutura ideais às uvas, criando um néctar com capacidade para estagiar em madeira de primeira qualidade e produzir um vinho à nossa medida para o segmento topo de gama. Uma vez definido o perfil e posicionamento do vinho começamos a desenhar a estratégia de Marketing cuja mais valia é a coerência entre todas as suas vertentes: Produto, Preço, Distribuição, Promoção.

Para nós a palavra qualidade não é um mero adjectivo, mas sim uma realidade objectiva, pois o nosso preço demonstra a nossa estrutura de custos para produzir este produto de valor acrescentado, bem como os locais onde estamos e como estamos também é revelador da nossa postura para a Marca Torre do Frade Reserva.

Assim os nossos vinhos Torre do Frade Reserva respeitam os máximos padrões de qualidade sendo produzidos apenas em anos excepcionais.

Em 2007 investimos no plantio de uva branca, 4,5 ha de Arinto de 3 ha de Viognier sendo produzido o primeiro branco da casa, o Torre do Frade Viognier na colheita de 2009 com uma produção de 1.000 garrafas, o sucesso foi de tal ordem que em 15 dias esgotaram.Veja os comentários no Adegga.com».

Em resultado da colheita 2010 lançamos uma gama média com uma produção na ordem das 30.000 mil garrafas, com a marca VIRGO,Virgem em latim. Evoca pureza,brancura, algo à espera de ser explorado. Este vinho é isto mesmo. É uma experiência por definir e para partilhar. O Conceito deste vinho assenta numa lógica de No Brand, i.e., um vinho cujo o rótulo tem uma grande área em branco, que por sua vez, é destacável. A ideia é que a marca do vinho seja aquela que o consumidor quiser consoante tenha sido a sua experiência de prova, provocando uma interacção entre ,vinho,consumidor e produtor para além do momento de consumo. Saiba mais sobre o VIRGO aqui».