Contexto histórico
Devido à devastação em que se encontrava a exploração agrícola o começo foi duro e exigiu como em qualquer start-up muito empenho e dedicação operacional de todos os sócios sendo os serviços agrícolas assegurados quase na sua totalidade pelos mesmos.
Esta atitude ao início marcou e é reconhecidamente a matriz da cultura da nossa exploração agrícola, pois não há nenhum serviço agrícola que nós não façamos, desde dar palha às vacas, lavrar terra noite fora e dia adentro, ferrar, tirar sangue, vacinar, vindimar, rotular e montar caixas, etc.
Desde pequenos que todos fomos educados a meter as mãos na terra e estar no meio dos nossos colaboradores trabalhando e dando o exemplo.
Neste momento a Torre do Frade é composta por 4 grandes áreas de negócio: Vinha, Pecuária, Floresta e Agrícola.
Vinha
O projecto da Vinha na Herdade da Torre do Frade começou a desenhar-se no início do Milénio, mais concretamente no ano 2000. Nesta altura a administração decidiu comprar 13,8 ha de direitos de vinha para plantar nas terras junto à Aldeia de Santo Aleixo no sentido Orada/Borba. Em 2004 surge a criação do primeiro vinho da casa, o Torre do Frade Reserva 2004 . Saiba mais »
Floresta
Como exploração implantada em pleno Alto Alentejo gerimos uma área de 200 ha de montado alentejano tendo plantado mais 200 ha em 1997 que produzirá pela primeira vez em 2057. Investimento de longo prazo? de muito longo prazo?? ou amor à terra? Saiba mais »
Produção de cereais
A produção de Cereais é a base da nossa exploração integrada. Nos últimos anos investimos bastante na transformação das terras de sequeiro em regadio com o objectivo de nos tornarmos mais competitivos e menos “São Pedro-ó-dependentes”. Saiba mais »
Pecuária
Produzimos gado bovino da raça alentejana em linha pura, comercializado com a marca Carnalentejana, empresa da qual somos accionistas desde a sua fundação em 1992.
Saiba mais »