Floresta

O montado

A gestão da floresta é nada mais nada menos que a manutenção do Montado de Sobro e Azinho e promoção do renovo. Desta actividade resultam três proveitos, receitas com a cortiça proveniente da mancha de sobreiros que está implantada nas nossas terras, cerca de 200 ha, uma riquíssima fonte de alimento para o gado, a partir  do final do Outono até meados de Janeiro e a captação de lenha para o inverno proveniente das podas e limpeza de ramas altas.

A manutenção é feita com recurso ao gado Bovino, que ao se ir alimentando dos pastos circundantes e dos próprios frutos destas árvores (Lande -Sobreiro e Bolota-Azinheira), vão limpando o terreno permitindo às árvores um desenvolvimento saudável e por outro lado através da fertilização natural oriunda dos dejectos orgânicos destes animais, as árvores são naturalmente adubadas.

A manutenção ao nível das ramadas mais elevadas é feita com recurso a subcontratação externa.

De nove em nove anos temos a extracção da cortiça que nas nossas contas de exploração tem um peso residual. Contudo, em 2054 vamos ter a primeira extracção de uma mancha de sobreiros com cerca de 200 ha que plantamos no ano de 1994.